O Governo Angolano vai comprar três robôs e respetivos simuladores para implementar cirurgias robóticas em hospitais da província de Luanda e Cabinda, revelou um despacho presidencial.
Datado de 8 de Julho, o documento autoriza a despesa e formaliza a abertura da contratação simplificada para a compra dos robôs a serem instalados no Complexo Hospitalar de Doenças Caridopulmoares em Luanda e no Hospital Geral de Cabinda.
MAIS: Angola vai adquirir robôs para reforçar sector da saúde
De informar que muito recentemente, uma equipa de avaliação de cirurgia robótica integrada por especialistas estrangeiros reuniram-se com o Presidente da República, João Lourenço, onde foi abordada a aplicação em Angola da cirurgia robótica como recurso para tratamento de alta complexidade.
A cirurgia robótica ou cirurgia robô-assistida é um tipo de cirurgia onde o médico manipula um robot, que faz as incisões e recessões, através de um console joystick. Este tipo de cirurgia foi desenvolvido tanto para melhorar a capacidade dos cirurgiões, realizando cirurgias abertas, quanto para minimizar o impacto em cirurgias minimamente invasivas. Os Estados Unidos possuem, atualmente, mais de 2.800 robôs cirúrgicos em atividade.