A Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial apresentou um projecto de digitalização dos museus e sítios históricos angolanos, com o objectivo de disponibilizar visitas virtuais a esses patrimónios culturais.
O referido projecto foi apresentado na 7ª reunião ordinária da Comissão Nacional Multissectorial, orientada pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, tendo como plano de fundo as restrições que o mundo atravessa por conta da pandemia da Covid-19.
Segundo o comunicado de imprensa da reunião, o projecto de digitalização dos museus e sítios históricos angolanos é para impulsionar o interesse para a pesquisa académica, investigação científica, turismo, bem como pretende funcionar como um incentivo às visitas presenciais.
A secretária de Estado para a Cultura, Maria Piedade de Jesus, falando aos jornalistas, disse que o projecto foi proposto ao Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente por uma empresa singular, e onde “É uma proposta de nível e dentro do novo contexto que vivemos é pertinente“, disse.
“O Ministério ainda não tomou nenhuma decisão. Provavelmente, faremos um concurso público para encontrar esses serviços. Por isso, trouxemos à consideração da Comissão Multissectorial para a Salvaguarda do Património“, informou a Secretária.
Ainda na mesma senda de conversa, a Governante acrescentou que a digitalização de um museu pode facilitar aos utentes que não podem se deslocar, e permitir que os mesmos consiguam encontrar informações e visitar os museus por esta via.
“A digitalização pode nos ajudar na preservação dos nossos bens“, realçou.