O Governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, defendeu a necessidade de se transformar a região numa zona digital, tendo em conta os desafios do desenvolvimento no mundo tecnológico.
José da Rocha que falava no ato de lançamento do Plano de Formação da Juventude e a realização da primeira edição da Maratona Provincial de Programação, com a iniciativa do Instituto de Telecomunicações (ITEL), a Rede de Mediatecas de Angola e do Centro Tecnológico do Uíge, sublinhou que o seu desejo do Governo do Uíge tornar a região cada vez mais digital.
No seu discurso, o governante sublinhou as valências do Centro Tecnológico do Uíge, que tem sido como uma das apostas do governo local para transformar a província numa região digital.
MAIS: Escolas do Uíge recebem laboratório virtual para simulação de aulas
Destacou ainda a necessidade de os jovens serem autónomos e adquirirem cada vez mais conhecimentos, sobretudo na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e terem capacidade para produzir uma série de serviços.
“O conhecimento do saber é que nos liberta e que nos traz os sonhos. É isso que queremos para a nossa juventude”, disse José Carvalho da Rocha.
Quem também esteve no ato de lançamento foi diretor do Instituto de Telecomunicações (ITEL), Claúdio Gonçalves, frisando que o Plano de Formação da Juventude é um programa do Executivo que visa levar gratuitamente a formação técnica e tecnológica de qualidade para os jovens.
Por fim, disse ainda que o programa permite a iniciação e o aperfeiçoamento dos conhecimentos científicos, técnicos e tecnológicos, para que os jovens atuem em empresas públicas e possam criar os seus negócios.