Google vai acabar com os antivírus no Android

2482

Um dos pontos de falha na segurança do Android está nas apps que instalamos, muitas vezes de fontes pouco fidedignas. A Google quer acabar com esta situação e tem uma novidade no Play Protect. Vai fazer análise em tempo real das apps e assim eliminar de vez a necessidade de qualquer antivírus no Android.

Muitos consideram que o Android não necessita de soluções de antivírus para proteger os utilizadores. Estas existem e estão disponíveis, mas muita da segurança depende da própria Google e dos seus sistemas de análise das apps presentes na loja do Android.

Com a atualização de setembro do Android, a Google preparou uma novidade importante para o Play Protect, que muitos vão certamente agradecer. Chega de forma discreta e misturada com outras novidades, mas destaca-se pela segurança que vai garantir nos smartphones.

MAIS: Android vai “barrar” anúncios que ocupam todo o ecrã do telemóvel

A partir de agora, o Play Protect passa a analisar em tempo real todas as apps que o utilizador for instalar no seu smartphone Android. Independentemente da sua origem, estas apps vão ser analisadas pelo sistema da Google e bloqueadas caso sejam detetadas situações anormais.

O Play Protect já fazia a análise das apps, mas era num contexto diferente e apenas limitado à Play Store. Caso fosse feita uma instalação fora deste contexto, via sideload, existia a possibilidade desta se avaliada posteriormente.

A grande diferença agora é que seja em que contexto for, a análise das apps é realizada e procurados elementos que comprometam a segurança. Assim, e sem qualquer intervenção dos utilizadores, os smartphones ficam seguros e com uma proteção em tempo real.

Esta era uma funcionalidade que há muito era esperada para o Android. É uma segurança importante e que garante assim que os smartphones estão a segurança que todos exigem e necessitam. Para o sistema da Google é também o possível fim dos antivírus, que assim têm um concorrente no próprio sistema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui