Reinventar a televisão não é algo fácil. Podemos adicionar extras, tal como os VCR (os reprodutores de vídeo cassetes), leitores de DVD, compatibilidade com dispositivos USB, enfim, agregar mais conteúdo à caixa mais famosa do mundo.
Uma coisa é certa, de todas empresas que tentaram, Google, Amazon, Roku, Apple… a última é que conseguiu convencer os utilizadores a juntarem o útil ao agradável: internet + TV. Para que essa simbiose resulte, é necessário entrar em acordo com fornecedores de conteúdo, produtoras musicais, cinematográficas, enfim.
Segundo informações obtidas pela (sempre confiável) equipe do The Verge, a Google vem com uma proposta para rivalizar com a Apple TV. O nome desse novo dispositivo não poderia ser outro “Android TV“.
O antigo projecto, sem sucesso, da Google, era uma plataforma de computação disfarçada de TV, ou seja, um computador que recebia conteúdos de terceiros, a tal chamada Google TV. Com o novo projecto, a Google desce à terra e tentará fazer o que os outros têm feito, criar uma interface de entretenimento usando a Android TV.
Como funcionará a Android TV?
Não há segredo, o sistema operativo será o Android. Daí o nome.
A interface é bastante simples, com cartões agrupados em categorias: filmes, programas, aplicativos e jogos. Para navegar entre categorias será usado um controle remoto com uma base direccional, permitindo-lhe escolher opções nas quatro direcções. Para além disso, o controle remoto terá também os botões Enter, Home e Back . Para os amantes dos jogos, a Google lançará comandos opcionais.
A Android TV terá ainda notificações (novos programas, novos jogos, filmes…) e possibilidade de ser controlada por comandos de voz.
Mas a arma secreta dessa “caixa” da Google será a simplicidade e a rapidez. Caso consigam essa façanha, talvez tenham uma hipótese de competir de igual para igual com a Apple TV e companhia.
[Fonte]: The Verge