Costuma-se dizer que todo o cuidado é pouco na proteção de dados sensíveis ou acesso às contas. E a Google quer garantir que mais ninguém tenha acesso à conta do Gmail que não seja o utilizador e dessa forma reforçou o sistema de autenticação com uma nova camada de proteção.
O sistema está a ser lançado durante as próximas semanas a todos os utilizadores. Este passo adicional de verificação de autenticidade do utilizador será acionado quando tenta fazer algumas ações, tais como adicionar um endereço que foi reencaminhado ou quando faz a edição dos filtros do Gmail, para garantir que estas ações não são executadas por terceiros mal-intencionados. Por exemplo, para evitar que sejam criados filtros por um hacker de reencaminhar os emails para novos endereços sem o utilizador dar conta.
No blog da Google são explicadas situações especificas da atuação da nova camada de verificação. A criação de filtros, mas também a importação ou edição de filtros. Quando deteta a adição de um novo endereço de reencaminhamento nas definições de “Fowarding e POP/IMAP”. E também as opções para autorização de acesso ao IMAP das definições.
Veja na galeria exemplos das ações de segurança:
MAIS: Gmail vai ganhar símbolo de verificação de identidade
Como pode ver nas imagens, quando estas ações são realizadas, a Google vai avaliar as ações de tentativas de acesso e se considerar que existe risco, vai prontamente surgir o sistema de verificação de conta. Vai ser perguntado ao utilizador se reconhece o equipamento onde estão a ser feitas as tentativas de alteração das definições.
Aqui entra em ação um segundo elemento de verificação, tal como um código de verificação de dois fatores. Caso essa autenticação falhe, por não ser o próprio utilizador a executar, vai receber uma notificação com um “alerta crítico de segurança” nos seus equipamentos seguros. Caso não detete, o utilizador é apenas alertado de que um outro equipamento está a tentar fazer a alteração, o que deve confirmar se é o utilizador e equipamento em questão.
Há que salientar que segundo a tecnológica, esta proteção adicional ao Gmail vai estar disponível a todos os clientes do Google Workspace e pessoas com contas do Google e com identidades fornecidas pela empresa.