O evento I/O 2016 da Google que terminou no dia 20 de Maio do ano corrente, com várias novidades divulgadas. No segundo dia, a Google garantiu que pretende fazer uma plataforma de 360 graus capaz de capturar vídeos de realidade virtual em uma boa qualidade suficiente para ser aceitável em cinemas.
A Google lançou o ecossistema denominado “Jump” para a produção de filmes de realidade virtual, bem como uma disposição da câmara de 360 graus feita a partir de 16 câmeras de acção da GoPro. A filmagem VR será compilado a partir das câmaras individuais usando a tecnologia back-end, e um software de processamento baseado em nuvem da Jump. Agora a Google está a trabalhar com o IMAX para fazer uma versão de cinema especificamente para realidade virtual.
Segundo alguns rumores, é que a famosa “Hollywood” já esta está interessada no ecossistema Jump. A Google já fez uma parceria com IMAX em um cinema de qualidade de equipamento de câmara 3D. Resta ainda lembrar que a IMAX é conhecida por produzir vídeos e aúdios envolventes, isso fez com que a IMAX aderisse a ideia de emparelhar a sua experiência em design de câmara, óptica e sensores com o ecossistema Jump.
Resta ainda salientar que caso isso dê frutos positivos, Angola poderá eventualmente aderir a essa tecnologia, visto que já temos uma sala com tecnologia IMAX em Angola.