Para assinalar o Dia Internacional da Verificação de Factos, a Google revelou agora quatro funcionalidades de Pesquisa que podem ajudar qualquer o utilizador a proteger-se a Internet. Estas permitem avaliar rapidamente as informações e obter o contexto chave para ajudar a entender o que cada um está a ver online.
Além disso, e para dar o acesso a estas ferramentas a mais pessoas, a Google expandiu duas funcionalidades — Acerca desta imagem e Acerca desta página — para mais 40 idiomas em todo o mundo, incluindo o português.
- Saber mais sobre um website em “mais acerca desta página”
É possível reconhecer muitos websites nos resultados de pesquisa, mas pode haver outros que não conhece – e sobre os quais gostaria de saber mais. A funcionalidade Acerca deste resultado permite obter contexto sobre um determinado website antes de clicar nele. Basta clicar nos três pontos ao lado do nome do website nos resultados da pesquisa e tocar no separador “mais acerca desta página”.
Este separador disponibilizará informações sobre o website, tal como a forma como a Wikipedia o descreve (quando disponível) e notícias ou avaliações sobre o mesmo. Com mais informações sobre o website, poderá decidir de forma mais informada sobre uma possível visita.
- Encontrar facilmente verificações de factos nos resultados
Curioso sobre um boato que ouviu numa conversa de grupo? Organizações independentes de verificação de factos podem já ter investigado esse tópico. A Google facilita a localização das verificações de factos publicadas por fontes independentes e confiáveis na web.
Se um artigo de verificação de factos for relevante para a pesquisa, é possível ver uma pré-visualização nos resultados da pesquisa. Estes resultados também vão exibir trechos (snippets) para auxiliar o utilizador a ter contexto sobre uma alegação específica que tenha sido feita.
- Conhecer mais a fundo com o Fact Check Explorer
O Fact Check Explorer ajuda os jornalistas e verificadores de factos a aprofundar um determinado tópico. Ao pesquisarem um tópico, podem encontrar facilmente verificações de factos que já foram investigadas por organizações independentes de todo o mundo. E, a partir de agora, é possível utilizar o Fact Check Explorer para descobrir mais sobre uma imagem.
Antes, e apenas disponível na versão beta, esta funcionalidade permite carregar ou copiar o link de uma imagem no Fact Check Explorer para ver se essa mesma imagem já foi usada nalguma verificação de factos. Os jornalistas e os verificadores de factos também podem usá-lo através da API Fact Check Tools, que lhes dá a capacidade de mostrar verificações de factos relevantes para uma imagem nos seus próprios produtos e websites.
- Obter o contexto com o recurso Acerca desta Imagem
A funcionalidade Acerca desta imagem oferece uma forma rápida de saber mais informação e obter contexto das imagens que vê online. Basta clicar nos três pontos junto a uma imagem nos resultados da Google Imagens para aceder a esta ferramenta ou clicar em “mais sobre esta página” na ferramenta Acerca deste resultado nos resultados de pesquisa.
Acerca desta imagem permite saber:
- Histórico de uma imagem: descubra quando uma imagem ou imagens semelhantes podem ter sido visualizadas pela primeira vez pela Pesquisa e foi-se publicada anteriormente noutras páginas da web.
- Como outros websites usam e descrevem a imagem: veja o que as outras fontes, como websites de notícias e de verificação de fatos, dizem sobre a imagem.
- Metadados de uma imagem: quando disponíveis, verifique os metadados que os criadores e os editores de imagens adicionaram a uma imagem.
Lançada globalmente em inglês no ano passado, a Google está agora a expandir a ferramenta para 40 idiomas adicionais em todo o mundo, incluindo francês, alemão, hindi, italiano, japonês, coreano, português, espanhol e vietnamita.
Estas ferramentas podem ajudar qualquer utilizador a obter o contexto necessário para se sentir mais confiante sobre o que está a ver online. Isto, seja para confirmar a autenticidade de uma imagem ou para obter mais contexto sobre uma fonte online que está a consultar.