Era uma vez um grupo de Engenheiros Israelitas ( Or, Eri Eran, sim, são os seus nomes) que não estava muito satisfeito com o modo de uso das senhas (passwords). Ao seu ver, todo mundo precisa de decorar a senha do e-mail, do facebook, do twitter, linkedin, Instagram, da conta bancária online e [ adicione o nome de mais um serviço online que goste].
Eles deram conta que agora está todo mundo preocupado com a segurança e com a necessidade de aparecerem algoritmos melhores, senhas mais longas, mais complexas, enfim, a segurança digital é necessária. Com as limitações das senhas, nem sempre é possível garantir a segurança dos utilizadores.
E se houvesse uma alternativa? E se não tivéssemos de digitar a nossa senha vezes e vezes sem conta?
Pois é, os tais Engenheiros da SlickLogin propuseram um método em que bastaria aproximar o telemóvel ao computador e pronto, o login seria feito, sem a necessidade de tocarmos no teclado.
Tecnicamente:
O sistema da SlickLogin usa frequências de som inaudíveis pelo ouvido humano para fazer os processos de autenticação. A informação é passada entre um smartphone e um computador e assim é validada a autenticação do utilizador.
Agora a toda poderosa Google decidiu assumir as rédeas do projecto e comprou a SlickLogin, dando-nos uma ideia do que como serão os produtos futuros da empresa.
Deixamos aqui um trecho de uma apresentação da SlickLogin a falar do seu inovador sistema de autenticação (a demonstração começa no minuto 1:37, então quem tiver pressa pode pular logo para ali) :