A maior parte das empresas convida um bom número de jornalistas, faz uma grande propaganda, deixa várias pistas e em seguida lança o seu produto. Mas a Google, pelos vistos, não quer saber desses passos.
Ontem, 9 de Março, a Google surpreendeu meio mundo e apareceu com uma nova versão do Android, disponível para download gratuito.
A nova versão foi baptizada de “Android N”, que traz várias novidades. Veja abaixo:
- Modo Multi-Janela
Nesta nova versão houve uma aposta no modo multi-window (multi-janela), que permite a divisão da tela do aparelho e executar dois aplicativos simultaneamente. Uma melhoria no
2. Economia de energia
Um ponto que muitos utilizadores verificam antes de escolher um sistema operativo é a forma como ele lida com a energia. Por isso o modo de economia de energia (também conhecido como Doze), sofreu alterações. Agora ele funciona sempre que o ecrã estiver desligado, diferente do Marshmallow, activaa essa opção apenas quando o smartphone não estivesse a ser utilizado por muito tempo.
3. Economia de dados
Como os planos de dados das operadoras móveis em Angola parecem cada vez mais esgotar-se de uma forma “mágica”, o ideal é usarmos um sistema operativo que controle bem o uso de dados. A nova versão do Android deve gastar menos dados. Graças ao modo de economia de dados, que bloqueia algumas funções em background quando activo. Há também várias opções para a “manipulação” do uso da largura de banda pelos aplicativos.
4. Notificações
A barra de notificações, foi alterada, as notificações são agrupadas a uma distância menor, mas com informações mais condensadas e ainda mantendo as opções de resposta. dando a chance de responder às notificações directamente na barra de notificações, tal como acontece actualmente quando recebemos um SMS.
5. Processamento gráfico
Já tinha sido anunciada Vulkan API, que promete melhorar o desempenho gráfico , com a possibilidade de um controle mais detalhado sobre o processamento gráfico no aparelho.
Download
Se gosta de viver perigosamente e quer testar este sistema (ainda em fase de avaliação), terá duas opçoes:
- Via Android Beta Program – ainda não está em funcionamento, mas as actualizações são feitas OTA (over-the-air), tal como as outras actualizações normais.
- Fazendo um download directo das imagens de cada aparelho e instalando-as.
Dispositivos compatíveis:
Para o programa de testes, eis os smartphones seleccionados: Nexus 5X, Nexus 6, Nexus 6P, Nexus 9 (LTE), Nexus Player e Pixel C.
Quanto aos outros dispositivos, terão de aguardar até o lançamento oficial, que deverá ocorrer até Setembro.
Veja aqui uma demonstração do Android N em acção: