Menos Fios

Globo desliga sinal analógico usado por antenas parabólicas

O sinal analógico da Globo captado pelas parabólicas foi desligado definitivamente no dia 18 de Agosto. A transição para o digital foi iniciada em 2022. A iniciativa da Anatel busca uma transição gradual das antenas receptoras para o modelo digital, que garante maior qualidade de imagem e som e sinais regionalizados.

O desligamento do sinal analógico é uma etapa intermediária dessa transição que terminará em dezembro com o desligamento de todos os sinais via satélite de parabólicas antigas.

A TV Globo é uma das últimas emissoras a desligar o seu sinal analógico. A emissora, desde 2022, que informava a audiência do satélite sobre a transição em curso. A campanha da Globo “Antenor, o Antenista” tem informado o público sobre a importância de se preparar a tempo para a troca dos equipamentos para assegurar a continuidade do acesso aos conteúdos da TV aberta.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil), determinou o desligamento da Banda C porque esta faixa “bate” com a frequência de 3,5 GHz, que está a ser usada pelas operadoras de telefonia para o 5G. A agência reguladora considerou que o funcionamento das TVs e operadoras poderia causar interferência. Por isso, as empresas de telefonia estão arcando com os custos das trocas das parabólicas.

Exit mobile version