Globo desliga sinal analógico usado por antenas parabólicas

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil), determinou o desligamento da Banda C porque esta faixa “bate” com a frequência de 3,5 GHz, que está a ser usada pelas operadoras de telefonia para o 5G.

698

O sinal analógico da Globo captado pelas parabólicas foi desligado definitivamente no dia 18 de Agosto. A transição para o digital foi iniciada em 2022. A iniciativa da Anatel busca uma transição gradual das antenas receptoras para o modelo digital, que garante maior qualidade de imagem e som e sinais regionalizados.

O desligamento do sinal analógico é uma etapa intermediária dessa transição que terminará em dezembro com o desligamento de todos os sinais via satélite de parabólicas antigas.

A TV Globo é uma das últimas emissoras a desligar o seu sinal analógico. A emissora, desde 2022, que informava a audiência do satélite sobre a transição em curso. A campanha da Globo “Antenor, o Antenista” tem informado o público sobre a importância de se preparar a tempo para a troca dos equipamentos para assegurar a continuidade do acesso aos conteúdos da TV aberta.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil), determinou o desligamento da Banda C porque esta faixa “bate” com a frequência de 3,5 GHz, que está a ser usada pelas operadoras de telefonia para o 5G. A agência reguladora considerou que o funcionamento das TVs e operadoras poderia causar interferência. Por isso, as empresas de telefonia estão arcando com os custos das trocas das parabólicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui