O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e a Empresa Nacional de Prospecção, Exploração, Lapidação e Comercialização de Diamantes de Angola E.P. (ENDIAMA) vão assinar vários acordos de parceria, com o objetivo de conferir as potencialidades dos estudos tecnológicos desenvolvidos pelos especialistas nacionais.
A informação foi revelada no final de uma visita de uma delegação da Administração da ENDIAMA ao laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas Espaciais do GGPEN.
Durante a visita, a delegação da ENDIAMA, chefiada pelo presidente do Conselho de Administração, José Ganga Júnior, constatou as salas de pesquisas, laboratórios e oficinas e receberam explicações do funcionamento dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Espacial Nacional, com destaque para as valências e benefícios do ANGOSAT-2.
De informar ainda que a delegação da ENDIAMA inteirou-se sobre as aplicações espaciais desenvolvidas no Laboratório, nomeadamente Tech-Ecologia, voltada para o monitoramento de derrames de petróleo, Tech-Gest, que permite monitorar infraestruturas e obras de construção, e Tech-Agro, solução voltada ao monitoramento de produtividade agrícola.