O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) foi convidado a participar no “NASA Water Resources”, em Salt Lake City, Utah (Estados Unidos), em representação de Angola, evento esse que vários cientistas farão apresentações de recursos hídricos da NASA, a agência espacial norte-americana.
Segundo o site oficial do GGPEN, o convite foi feito pela directora do Space Enabled Research Group, MIT Media Lab, Dra. Danielle Wood, no âmbito do projecto de “Apoio a Gestão da Seca em Angola usando Modelagem Integrada do Meio Ambiente, Vulnerabilidade, Tomada de Decisão e Tecnologia (EVDT)” – uma parceria do GGPEN e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), melhor Universidade de Engenharia do mundo.
Acrescenta a nota que a presença da instituição angolana é também à margem da estratégia de transferência de conhecimentos e capacitação de quadros nacionais com o que há de mais moderno e acualizado na indústria espacial mundial.
MAIS: GGPEN realiza actividades para despertar o interesse sobre a tecnologia espacial
Ainda sobre a parceria do GGPEN e o MIT, na criação da plataforma que apresenta análises ambientais, económicas, políticas e tecnológicas relacionadas com a seca na província do Cunene, tem a Dra. Danielle Wood como principal investigadora, juntamente com o director geral do GGPEN, Dr. Zolana João.
Com duração prevista de três anos, o projecto de “Apoio a Gestão da Seca em Angola usando Modelagem Integrada do Meio Ambiente, Vulnerabilidade, Tomada de Decisão e Tecnologia (EVDT) tem como meta criar um Sistema de Apoio à Decisão de Secas para Angola. Conta ainda com o suporte financeiro de USD 550 mil da NASA, numa solicitação de apoio feita pela Dra. Danielle Wood, através do MIT.