GGPEN apresenta picosatélites aos alunos de Viana

1264

Vários picosatélites com quatro CanSats e um CubeSat foram apresentados na feira de projetos organizada pelo Grupo FJUN – Projeto Universitário, em Viana, Luanda, criados pelos Embaixadores para Educação Espacial do GGPEN.

O evento decorreu sobre o lema “A Tecnologia Espacial”, onde os embaixadores falaram sobre o desenho, construção e montagem de cansats, os seus subsistemas e as suas finalidades, para mais de 300 estudantes dos ensinos Médio e Superior.

A interação com os jovens foi positiva e no final pediram que realizássemos um workshop sobre comunicação via satélite e a finalidade dos picosatélites“, disse um dos representantes, ressaltando que “os jovens fizeram várias questões, sendo esclarecidas de forma pedagógica e com exemplos concretos“.

MAIS: GGPEN promove palestra sobre tecnologia espacial com especialistas do MIT

De informar que o CanSat é uma representação de um satélite real, em miniatura, com pouca massa e, geralmente, abaixo de 300gr. O desafio para os estudantes é encaixar todos os principais subsistemas encontrados num satélite, como energia, sensores e um sistema de comunicação, neste volume mínimo.

Oferece uma oportunidade única para os alunos terem uma primeira experiência prática com projetos espaciais reais. Com ele é possível vivenciar muitos aspetos ctos de uma missão espacial real, como selecionar a missão, projetar o CanSat, integrar os componentes, programar o computador de bordo, testar, preparar o lançamento e analisar os dados de telemetria.

Já um CubeSat é um satélite miniaturizado, com o tamanho de uma caixa de sapatos, usado para pesquisas espaciais e comunicações radioamadoras. O termo é um acrónimo de “cube” (cubo) e “satellite” (satélite).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui