Angola conta agora com uma plataforma tecnológica que faz o acompanhamento de mulheres gestantes através do envio de mensagens com conselhos e lembretes durante a gravidez.
Denominada Monami, a inovação tecnológica conta já com mais de 30 mil gestantes registadas, que recebem mensagens semanais com alguns conselhos e alertas úteis.
“Implementado e desenvolvido pela Appy People, o piloto foi liderado pela Maternidade Lucrécia Paim, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Unitel“, disse o diretor-geral da Appy People, Pedro Beirão, promotora da solução tecnológica.
MAIS: Angola ganha plataforma tecnológica que vai fornecer serviços de Gestão Empresarial
A diretora geral do Hospital Materno Infantil Azancot Menezes disse que a plataforma “Monami” vai ajudar as mulheres a ter informações sobre medidas de prevenção de complicações na gravidez, que podem levar à morte.
Segundo ainda Pedro Beirão, a plataforma “Monami” visa trazer informações sobre nutrição, lembretes de consultas, bem como reforçar os conhecimentos sobre saúde materna, contemplando um sistema de voz, para mulheres que vivem em zonas recônditas e que não sabem ler.