O Gana lançou o novo Centro de Operações de Segurança (SOC- sigla em inglês) que fará parte da Agência Nacional de Tecnologia da Informação (NITA), uma agência subordinada ao Ministério das Comunicações, o centro visa proteger todas as plataformas digitais do governo contra a ameaça de ataques cibernéticos.
Falando durante o lançamento, a Ministra das Comunicações, Sra. Ursula Owusu-Ekuful, observou que a nova instalação visa melhorar o engajamento operacional e a eficiência entre os diferentes órgãos do governo ganês para uma resposta eficaz aos incidentes de segurança cibernética.Um dos principais benefícios do centro será a detecção de incidentes de segurança aprimorada entre os diferentes órgãos estatais para garantir um espaço digital seguro dentro do qual os órgãos podem operar e interagir.
“Com a tecnologia analítica e de correlação avançada para reconhecer ameaças, o centro ajudará na identificação de padrões e priorização de problemas para recursos optimizados e gerenciamento de ameaças”, afrimou a ministra ganês das Comunicações.
De acordo com a análise da Equipa Nacional de Resposta a Emergências de Computadores do Gana (CERT-GH), os ataques baseados em malware constituem uma grande proporção de todos os incidentes de segurança cibernética relatados por ministérios, departamentos e agências governamentais no país.
A análise também revelou que os ataques relatados a sites do governo não eram ataques cibernéticos limitados, incluindo desfiguração de sites, Negação de Serviço (DoS) e Negação de Serviço Distribuída (DdoS), mas que incluíam vazamento de dados por meio de invasão de computadores e bancos de dados.
O Conselheiro Nacional de Segurança Cibernética, Dr. Albert Antwi-Boasiako destacou que o estabelecimento de um Centro de Operações de Segurança na Agência Nacional de Tecnologia da Informação marca um progresso na intervenção estratégica do governo para aumentar a prontidão para segurança cibernética.