A função pública vai contar com um portal do sector empresarial público (SEP) para permitir a automatização do processo de prestação de contas pelas empresas, no quadro da implementação do reporte financeiro e transparência em Angola.
A plataforma web que está a ser desenvolvida pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), vai servir como instrumento de prestação de conta e avaliador das empresas, com base no reporte automático apresentado, além de definir os riscos que a instituição apresenta.
MAIS: Cooperação com a Áustria vai priorizar modernização tecnológica da função pública
Essa inovação tecnológica se enquadra no Roteiro para a Reforma no Sector Empresarial Público (SEP), que teve início em 2021, e onde está previsto a criação de um conselho geral de supervisão sectorial que permitirá congregar os vários interesses no desempenho das empresas.
“Acrescido ao diagnóstico feito no SEP, concluiu-se ser débil o desempenho financeiro e económico das empresas, que apresentam sucessivamente resultados líquidos negativos e uma situação financeira cada vez mais degradante“, disse Augusto Kalikemala, administrador do IGAPE, aquando da apresentação do Roteiro para a Reforma do SEP no XII Conselho Alargado do Ministério das Finanças, frisando ainda que o reporte financeiro das empresas é muito inconsistente e com uma qualidade tendencialmente reduzida.
O gestor público adiantou ainda que há significativa restrições de liquidez, do ponto de vista da sua produtividade, com um impacto grande das actividades fiscais, afectando a performance das empresas. Kalikemala frisou ainda que há inconsistência nos objectivos e modelos de avaliação do sector empresarial público, que se mostram sempre insistentes ou insuficientes.