A Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações de Luanda (FITITEL) é uma oportunidade de negócios para jovens criadores angolanos, destacou o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.
Falando durante a abertura da 15.ª edição do FITITEL, o governante reitera que os projectos apresentados vão ajudar a criar um ambiente único para o desenvolvimento de negócios e o fortalecimento do ecossistema tecnológico e financeiro.
“É por meio de actividades como esta que conectamos os talentosos jovens com investidores, empresários e parceiros do sector privado, impulsionando o nascimento de novas ideias e negócios que podem transformar o mercado”, disse o responsável, reiterando que a inovação é uma alavanca crucial para o crescimento económico.
A 15.ª edição da Feira de Inovação Tecnológica, sublinhou, é um palco que visa destacar o compromisso do desenvolvimento tecnológico para o fortalecimento das capacidades criativas dos jovens.
“É uma ocasião muito especial onde destacamos o compromisso com o desenvolvimento tecnológico e com o fortalecimento das capacidades criativas dos jovens, os verdadeiros impulsionadores da transformação digital no país“, destacou.
Para o governante, a feira alinha-se, também, com o objectivo da expansão da literacia digital em Angola, promovendo o acesso a novas tecnologias e preparando as futuras gerações para os desafios da economia digital.
No FITITEL, salientou, muitos estudantes encontram o primeiro emprego ou recebem apoios significativos para o desenvolvimento dos projectos. “É um ponto de encontro para troca de ideias e contacto com investidores que reconhecem o talento e o potencial dos jovens”, disse. Neste contexto, o ministro sublinhou que a feira não é apenas uma vitrine de inovação, mas uma verdadeira plataforma de oportunidades para os jovens criadores.