Os projectos apresentados na 14.ª edição da Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações (FITITEL 2023), que decorreu de 07 a 9 de setembro, com o Lema: “Inovação tecnológica ao serviço da segurança rodoviária”, mostram o potencial “de notáveis mentes brilhantes” que compõem a comunidade estudantil nacional, segundo o secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pascoal Fernandes.
Falando no último dia do evento tecnológico que registrou mais de quatro mil visitantes, que durante três dias acorreram aos stands de exposição dos 40 projectos de ex-alunos do ITEL dos cursos de informática, electrónica e telecomunicações, informática e sistemas de multimédia, o secretário teceu vários elogios aos estudantes do ITEL pelos projectos apresentados na Feira de Inovação Tecnológica.
MAIS: ITEL. FITITEL tem ajudado na criação de várias startups e projetos inovadores
Após uma visita guiada à FITITEL/2023, Pascoal Fernandes, referiu ainda que encontrou boas iniciativas, facto que leva a orientar a direcção do ITEL em continuar a apostar no rigor e ousadia na formação para que se crie talentos e soluções, uma vez que a maior parte dos projectos apresentados visam atender problemas concretos da sociedade angolana.
O dirigente destacou a boa integração dos patrocinadores e investimentos, referindo que os apoios existentes ajudam os estudantes para que possam desenvolver a veia de negócio e o empreendedorismo para o fomento do emprego.
“Há necessidade de dar-se ênfase às iniciativas dos jovens em poderem responder aos problemas que a sociedade vive”, sublinhou.
Avançou ainda que os projectos apresentados ofereceram perspectivas promissoras e inovadoras, não apenas para melhorar a segurança nas estradas, mas também com vista a dar respostas a outras necessidades no mercado nacional.