Para colmatar a situação Mark Zuckerberg (CEO do Facebook), anunciou ontem que o site apresentará um recurso que concederá aos usuários uma medida de controle sobre seus dados. especificamente, dando a eles o controle sobre o quanto de informações da sua história é compartilhada sem aplicativos de terceiros.
O recurso, apropriadamente denominado “Limpar histórico“, exibirá seu histórico de navegação no Facebook, incluindo quais sites o usuário visitou no Facebook e em quais anúncios clicou.
Essa informação foi avançada em primeira mão ontem na conferência F8 do Facebook, o aplicativo é uma resposta óbvia à reacção do Facebook após o escândalo da Cambridge Analytica. O próprio Zuckerberg disse em uma publicação que deu uma resposta um tanto enevoada ao interrogatório no Congresso sobre a quantidade de informações que os usuários do Facebook conseguiam controlar seus próprios dados.
Assim que essa actualização for implementada, cada usuário poderá ver informações sobre os aplicativos e websites com os quais interagiu e poderá limpar essas informações da sua conta. O usuário poderá até mesmo desactivar essa informação armazenada na sua conta.