Menos Fios

[FILDA 2023] Sistema de modelo de bilhética eletrotónica testado no evento

O sistema de modelo de bilhética com suporte de meios de pagamento on-line está a ser testado na 38ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), que decorre de 18 a 22 de julho, e que tem como tema “Economia digital: a nova fronteira da economia mundial”.

Segundo o que foi revelado ao Jornal de Angola, a Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI) está a testar o Cartão Giramais com alguns visitantes da FILDA, cartão esse que pode ser adquirido em qualquer loja Giramais espalhada pela cidade ou junto de agentes autorizados.

Esta experiência da ENBI é tendo em conta a implementação de todo o sistema de bilhética no país, permitindo a inclusão do passe social para alguns extratos da sociedade, projeto esse que vai diversificar e desenvolver o sector dos Transportes, bem como dar um maior controlo das finanças públicas em relação aos subsídios.

MAIS: Implementação do modelo de bilhética nacional vai contar com ajuda de Portugal

Para o Ministério dos Transportes, o alinhamento do sector com as organizações internacionais e o reajustamento jurídico-legal, permite uma maior capacidade de controlo, eficiência e a intervenção do sector privado constituem as principais reformas estruturais implementadas com vista a estabilidade macroeconómica do país.

Segundo os números divulgados pelo Ministério da Economia e Planeamento, o evento tem confirmada a participação ativa de 13 países e 16 províncias angolanas, sendo realizado mais uma vez na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, numa área de exposição de 28 mil metros quadrados.

Dos sectores da comunicação de Portugal às tecnologias alemãs, a FILDA 2023 vai tornar-se num evento no qual mil 307 empresas (o dobro das 624 do ano transato), das quais 139 estrangeiras vão tentar mostrar o seu potencial de internacionalização multissectorial. Sexta e sábado serão os dias de maior número de visitantes na exposição, segundo a organização.

Exit mobile version