Menos Fios

[FILDA 2023] Impacto da digitalização dos dados é destaque no 2º dia do evento

A conferência “Impacto da digitalização dos dados e da Informação na governação” foi um dos destaques do 2º dia da  38ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), que arrancou nesta terça-feira(18) e que vai até sábado, com o tema “Economia digital: a nova fronteira da economia mundial”.

Organizado pelos ministérios das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social e da Justiça e dos Direitos Humanos, os convidados de painéis foram unânimes em dizer que as TICs são como meio de alavanca para a diversificação da economia nas micro, pequenas e medias empresas e desenvolvimento tecnológico.

O papel do Fundo de Garantia de Crédito na diversificação da Economia e transformação digital foi também um outro assunto analisado no certame, bem como as sessões de apresentações da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG) e da petrolífera estatal Sonangol, no painel com o tema a “Digitalização e Inteligência Artificial: ameaça ou oportunidade ao método de formação tradicional”.

MAIS: [FILDA 2023] João Lourenço. Angola deve acompanhar as tendências da economia digital

Para o dia terceiro dia do evento, destacar entre outras atividades, uma mesa-redonda de negócios entre a presidente da EximBank dos EUA, Reta Jo Lewis, e um grupo de empresas angolanas e americanas, à margem da FILDA, iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola e São Tomé e Príncipe, em Luanda.

Segundo os números divulgados pelo Ministério da Economia e Planeamento, o evento tem confirmada a participação ativa de 13 países e 16 províncias angolanas, sendo realizado mais uma vez na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, numa área de exposição de 28 mil metros quadrados.

Dos sectores da comunicação de Portugal às tecnologias alemãs, a FILDA 2023 vai tornar-se num evento no qual mil 307 empresas (o dobro das 624 do ano transato), das quais 139 estrangeiras vão tentar mostrar o seu potencial de internacionalização multissectorial. Sexta e sábado serão os dias de maior número de visitantes na exposição, segundo a organização.

Exit mobile version