No quadro da estratégia de bancarização da população, a Empresa Interbancâria de Serviços (EMIS) fez o lançamento do Kwık-Kwanza Instantâneo (KWIK), que vai incluir as pessoas ainda fora sistema financeiro.
O ato de lançamento decorreu nesta quinta-feira(20) na 38ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), a maior montra de negócios do país, onde o KWIK é uma plataforma de interoperabilidade do sistema de transferências móveis e Instantâneas que vai permitir aos clientes de vários prestadores de serviços de pagamento fazer transações entre si.
A ferramenta vem para trazer ao mercado de pagamentos operadores não bancários com vista a proporcionar soluções para a população não bancarizada, permitindo a inclusão financeira da população não bancarizada, sendo que após o lançamento, será prontamente disponibilizado em vários canais de pagamentos móveis, como o Unitel Money.
MAIS: [FILDA 2023] EMIS lança serviço “TPA Code”
Entre as suas várias valências, o KWIK permite o envio e recebimento de dinheiro, isto é, podes utilizar a plataforma para receber ou enviar dinheiro de forma instantânea, de amigos, familiares ou conhecidos, sem teres de andar com dinheiro no bolso.
O KWIK permite ainda o pagamento ou recebimento dos mais diversos tipos de compras e serviços, tais como táxis, zungueiras, motoboys ou outras despesas do dia-a-dia, ou ainda para pagar impostos, faturas, contas de água, energia ou telecomunicações, entre tantas outras possibilidades.
Segundo o que foi revelado, para teres acesso ao KWIK basta ter um smartphone ou um simples telemóvel de teclas para poderes usar a plataforma. Podes enviar kwanzas instantaneamente indicando o número de telemóvel, o e-mail, nicKname ou IBAN, independentemente do banco ou da carteira móvel usada pelo destinatário.
O KWIK é lançado com o objetivo de oferecer maior facilidade, comodidade e rapidez para fazeres pagamentos ou transferências de dinheiro, bem para contribuir para agilizar a economia, aumentar a inclusão financeira e aproximar Angola do futuro.