A Africell foi uma das empresas de telecomunicações presente na 38ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), onde trouxe como destaque os serviços “e-SIM” e o Cartão “Sim Digital”.
Segundo o que foi revelado aos jornalistas da MenosFios, os dois respetivos serviços estão disponíveis para telemóveis com a capacidade de suportar tanto o e-SIM, quanto o “Sim físico”.
Diferente dos chips convencionais, o “e-SIM” não é palpável. Funciona com uma leitura de código QR, que vem atrás do documento. Este possibilita a instalação do mesmo no telemóvel e permite o acesso a todos os serviços disponibilizados pela rede. Além da estreia do chip digital, a Africel também levou os mais recentes modelos de routers para os serviços de Internet à disposição.
De informar que a Africell foi a primeira operadora a trazer o serviço e-SIM no país, onde para ter acesso ao serviço inovador deve primeiramente verificar se o seu dispositivo (smartphone, smartwatch, etc) tem suporte ao mesmo, só depois poderá dirigir-se a uma loja da Africell em Angola, mas deverá levar consigo algum documento de identificação (Bilhete de identidade, carta de condução, ou passaporte) para tal.
MAIS: Africell chega a província do Kwanza Sul
É possível usar um SIM físico e eSIM no mesmo telefone?
A resposta é “Sim”, segundo a Apple, “eSIM é um SIM digital que permite ativar um plano de uma de operadora sem precisar usar um cartão SIM físico”. Porém, apesar do nome, ele não é inteiramente virtual. Tratando-se de um chip embutido na placa mãe do telefone durante a sua fabricação. De acordo com a algumas fontes, isso permite ao telefone efetuar diversas funções que não são possíveis no chip físico, tanto no quesito de utilidade, quanto segurança.