A tecnologia aparece para facilitar a vida de todos outros sectores. Um dos sectores que tem aproveitado com excelência, é o sector desportivo. Tanto para a medição dos níveis físicos dos atletas ou na decisão de jogadas usando o “replay” (muito usado na Liga Norte Americana de Basquetebol – NBA), ou ainda em sistemas para definir quando a bola ultrapassou a linha (caso crítico do ténis de campo).
Só o futebol parece querer ficar para trás quando falamos de tecnologia. Bom, mas isso é coisa do passado, uma vez que o órgão máximo de controle do futebol mundial, a FIFA, decidiu implementar o sistema de decisão de golo por meios electrónicos.
O sistema já tem sido testado em alguns campeonatos , inclusive o campeonato mundial de clubes em 2012, mas até agora não foi implementado em provas de impacto da FIFA.
Mas como funciona essa tecnologia de decisão?
O sistema foi desenvolvido pela empresa Alemã, GoalControl que utiliza 14 câmeras, sete para cada baliza, que são montados no tecto do estádio para capturar a posição tridimensional da bola com alta precisão. Quando toda a bola passa a linha de golo, uma vibração e sinal óptico é enviado para um relógio usado pelo árbitro em menos de um segundo, indicado que o golo foi validado.
Espera-se assim que a tecnologia ajude a trazer mais transparência a um desporto que tem sido alvo de criticas por decisões menos positivas do árbitros.
Acha que isso é suficiente?
[Via]: Fox Sports