Não é segredo para ninguém que Mark Zuckerberg, o CEO do Facebook, pretende conectar todo planeta. Os motivos são filantrópicos (segundo o próprio), mas sabemos bem que para qualquer rede social sobreviver precisa de utilizadores…
Segundo a publicação oficial de Zuckerberg, mais um passo foi dado para deixar o planeta mais conectado. Resultante de uma parceria com Eutelsat, o Facebook lançará um satélite para conectar milhões de pessoas.
Para conectar as pessoas que vivem em regiões remotas, infraestrutura de conectividade tradicional é muitas vezes difícil e ineficiente, por isso o Facebook investe em novas tecnologias. Falou-se em projectos que envolviam Drones, Balões… enfim, agora chega uma solução bem mais tradicional: satélite.
Segundo a publicação oficial:
Como parte de nossa colaboração com a Eutelsat, um novo satélite chamado AMOS-6 vai fornecer cobertura de internet para grandes partes da África Subsaariana. O satélite AMOS-6 está em construção agora e vai ser lançado em uma órbita geoestacionária em 2016 que irá cobrir grande parte do Ocidente, África Oriental e Austral. Nós vamos trabalhar com parceiros locais em toda a essas regiões para ajudar as comunidades a acessar serviços de internet prestados através de satélite.
Esta é apenas uma das inovações em que estamos atrabalhar para alcançar a nossa missão com Internet.org.
Veja a mensagem na íntegra aqui.
Resta saber se o acesso à esta rede será gratuito, se o acesso será gratuito apenas para os integrantes do Internet.Org . Bom, mas teremos até 2016 para descobrir. Uma coisa é certa, Angola deverá estar incluída no projecto. A Movicel tem uma parceria com o Facebook, estando a integrar o projecto “Internet.Org“.
Pelos vistos o projecto do Facebook será lançado antes do que o nosso AngoSat.