O Facebook vai permitir aos usuários acessar dez artigos gratuitamente. Quando chegar aos itens permitidos, será direcionado para o site do editor para optar pela subscrição. A novidade vai valer para quem usa a funcionalidade Instant Articles, do próprio Facebook. A ferramenta garante o carregamento de artigos em uma versão simplificada, hospedada nos servidores da própria plataforma.
Segundo Zuckerberg, o Facebook deseja recompensar aqueles que lutam pela verdade, permitindo que eles criem mais uma fonte de receita a partir da rede social enquanto fazem seu trabalho de informação e esclarecimento.
Segundo a plataforma, o Facebook não receberá qualquer comissão por facilitar esta dinâmica, mas os rendimentos provenientes vão inteiramente para os editores. Eles sempre têm controle sobre o modelo adotado e as dinâmicas que querem mostrar o seu público.
Os primeiros testes serão realizados no final do ano, de acordo com o feedback que vai dar a um selecto grupo de editores. De acordo com o Zuckerberg, o paywall do Facebook será semelhante ao visto em qualquer outro veículo: será possível indicar um limite de artigos a serem acessados de graça, ou, então, realizar a cobrança de todos os usuários.