O Facebook anunciou nesta quarta-feira (2 de Agosto), que vai mudar seu algoritmo do feed de notícias para dar preferência a sites com carregamento mais rápido.
Quando os utilizadores têm de esperar mais do que alguns segundos para um site carregar, o mais provável é que abandonem a página. O mesmo acontece com os utilizadores do Facebook, quando clicam em links para sites externos à plataforma. Por isso mesmo, o Facebook vai deixar de apresentar histórias que demorem muito tempo a carregar em dispositivos móveis.
Com isso, a rede social vai passar a esconder dos usuários os links de páginas que demoram para carregar, favorecendo assim webpages com carregamento mais rápido.
A mudança ocorrerá ao longo dos próximos meses, onde refere que 40% dos visitantes de websites desistem de aceder ao mesmo após três segundos de espera. O Facebook explica ainda que para tornar a mudança possível, irá estimar o tempo que determinada história demora a carregar com base em factores como a ligação à Internet do utilizador.
O Facebook destacou ainda que a maioria das páginas não deverá registrar mudanças significativas na forma como seus conteúdos são distribuídos pela rede social por conta da actualização. A rede social, indica ainda que a alteração não deverá afectar significativamente os utilizadores com Páginas. Por outro lado, sites que sejam particularmente lentos poderão ver quebras no tráfego.