Com o intuito de mostrar aos seus trabalhadores como é que funciona a internet em países emergentes e o que os seus usuários passam, o Facebook decidiu lançar um programa interno denominado “2G Tuesday” (Terça-Feira do 2G).
Todas as terças-feiras, os seus funcionário serão submetidos a um teste de paciência, literalmente, pois terão de usar uma internet 2G. O pequeno teste não dura todo o dia, entretanto, à terça-feira quando o funcionário tentar aceder à rede social, terá de esperar pelo menos dois minutos até que a página carregue completamente.
O director de engenharia do Facebook, Tom Alison, disse a Business Insider:
Durante aquela hora, a experiência deles no Facebook vai ser muito semelhante à de milhares de pessoas em todo o mundo numa ligação 2G.
O engenheiro acredita que os funcionários terão um maior entendimento do que é utilizar a internet em diferentes partes do mundo e também serão reportados problemas ou surgirão melhorias que a sua equipa não tenha antevisto.
A velocidade média numa conexão 2G varia entre 100 à 300 kbit/s , portanto agora os funcionários do Facebook já sabem como “sofremos” em África…