Todos os novos smartphones da Huawei vão deixar de ter instaladas de origem as aplicações Facebook, WhatsApp e Instagram. A novidade é revelada pela Reuters e é o mais recente golpe sofrido pela gigante chinesa a propósito do bloqueio decretado pelos EUA.
Os usuários que actualmente têm um smartphone da empresa chinesa vão continuar a poder fazer download das aplicações do Facebook. E, segundo esta informação, vai continuar a receber actualizações dessas apps na Play Store. Os novos dispositivos, no entanto, não terão as apps pré-instalados, como é prática corrente nos dias de hoje.
Até ao momento, a Huawei ainda não comentou a decisão do Facebook.
A decisão da gigante das redes sociais acaba por ter um peso diferente daquela tomada pela Google. Isto porque mesmo não vindo instaladas de origem, os utilizadores vão poder continuar a instalar o Facebook, Instagram e WhatsApp assim que comprarem um equipamento novo da Huawei.
Aplicações como o Twitter também vêm atualmente instaladas nos dispositivos da Huawei em muitos mercados. A empresa recusou-se a tomar uma posição, pelo que esta vai continuar pré-instalada nos dispositivos da Huawei.
Recorda-se que até 19 de Agosto a situação deverá manter-se inalterada para os utilizadores de smartphones Huawei, pois foi dado um período de tréguas de 90 dias ao bloqueio para que as empresas norte-americanas possam ajustar a sua estratégia relativamente à empresa chinesa.