Facebook revela pela primeira vez o que é proibido publicar na rede social

3292

O Facebook publicou oficialmente os seus “Padrões de Comunidade’” onde estão contidas as regras que os usuários devem seguir para não serem banidos da rede social ou terem as suas publicações removidas da plataforma.

A rede social Facebook divulgou nesta terça-feira, 24, um documento com as directrizes usadas pela companhia liderada por Mark Zuckerberg para decidir se uma publicação deve ou não ser retirada do site após publicada por um dos seus 2,13 bilhões de usuários.

As directrizes são usadas pelo Facebook para definir o que é discurso de ódio, terrorismo, pedofilia ou nudez, por exemplo. O documento é usado como referência em todos os países onde o Facebook actua e foi traduzido para 40 idiomas. Segundo o Facebook, há equipes em 11 escritórios da empresa pelo mundo a pesquisarem sobre como a rede social deveria tratar esses assuntos.

O que não se deve publicar no Facebook?

Em geral, imagens consideradas fortes são comummente barradas. Canibalismo, violência, pessoas agredidas, mutilação, sangue, gente morta, nudez explícita e, obviamente, pornografia são vetados.

A empresa define que organizações e pessoas engajadas em terrorismo, assassinatos em série, grupos de ódio, tráfico de pessoas ou crime organizado não devem participar do Facebook.

Outra restrição está na venda de produtos regulados, como medicamentos e drogas. A rede social não permite que pessoas ou fabricantes comercializem esse tipo de produto por meio da rede social.

Já para casos de nudez, aí começa a polêmica. Muitos artistas (fotógrafos, modelos, etc) trabalham com a nudez e precisam do Facebook para divulgar os seus trabalhos. Nesses casos, o jeito é censurar as partes íntimas das imagens, de forma que o usuário possa divulgar seu trabalho sem expor nudez desnecessariamente ao grande público da plataforma.

As fotos de crianças nuas também são proibidas na rede social, mesmo quando são publicadas pelos pais da criança em situações recreativas, devido ao potencial de abuso por terceiros.

Quando um conteúdo é retirado do ar, as pessoas podem enviar um e-mail com uma reclamação, mas não há um prazo definido para retorno, nem uma obrigatoriedade de o Facebook responder ao pedido. De acordo com o Facebook, a publicação será restaurada, se a equipe entender que houve um erro na sua remoção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui