Quem usa Android, sabe que os ícones, imagens de fundo, atalhos, widgets e outros elementos, são adicionados pelos próprios fabricantes. Os usuários podem alterar essas características usando os launchers (um dos mais famosos é o Go Launcher), que são aplicativos que permitem alterar de um modo “radical” a estrutura visual dos telemóveis com Android.
Agora que já estamos enquadrados sobre o que são “Launchers”, analisemos o lançamento do Facebook.
Ao introduzir a nova funcionalidade, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg explicou:
Queríamos dar a experiência da nossa home no seu celular e para o maior número de pessoas possível. Um grande telefone pode vender 10 a 20 milhões de unidades e nossa comunidade tem mais de 1 bilhão de pessoas. Mesmo se fizéssemos um grande celular, não atenderíamos a todas essas pessoas
O que a “Home” traz e novo?
Ela fará com que os aplicativos “menos importantes” (segundo o Facebook) , desapareçam do seu ecrã principal. Com este recurso, os usuários terão acesso directo às últimas fotos publicadas na sua timeline do facebook, comentários dos seus amigos sobre as imagens e diversas outras formas de interacção com os seus contactos. Para ter acesso as outras aplicações, os usuários deverão clicar no ícone fixo, com o a foto de perfil.
Entre os novos recursos desse launcher do Facebook, destacam-se:
Chat Head
O aplicativo de mensagens do Facebook foi melhorado e integrado aos seus SMS , permitindo que os usuários tenham conversações mais dinâmicas. Para acabar com uma conversa, basta arrastar, para um dos lados, o ícone do contacto e pronto.
Cover Feed
Data de lançamento
Podem marcar nos calendários, dia 12 de Abril o aplicativo “Home” estará disponível para download e como viram no título, só para dispositivos Android.
O seu Android poderá usar essa home do Facebook?
Sim, daqui a mais algum tempo. No dia 12 de Abril os únicos aparelhos habilitados para usar essa interface serão:
- HTC One X,
- HTC One X+,
- Samsung Galaxy S III,
- Samsung Galaxy Note II
Quanto aos tablets, terão de esperar mais alguns meses…
Para os que ainda têm dúvidas sobre o serviço, podem ver o vídeo oficial:
[Fonte]: Facebook