O Facebook é sem dúvidas a maior e mais popular rede social actualmente, é difícil encontrar alguém que não esteja ou não tenha usado a mesma. O público alvo do Facebook abrange as mais diversas faixas etárias, sabe-se agora que Comissão Europeia (CE) quer proibir (de forma directa) o Facebook a menores de 16 anos, passando estes a necessitar da permissão dos pais ou responsáveis legais para abrir um perfil. Eu questiono o seguinte, deve o Facebook ser proibido para menores de 18?
Tal “medida” poderá também ser aplicada ainda ao Instagram e Snapchat.
Tal proposta está já a levantar críticas por parte das tecnológicas norte-americanas que dizem que tais limitações irão mais além da simples criação de um perfil. De acordo com o jornal “Expansion”, uma fonte próxima das tecnológicas norte-americanas referiu que:
… esta proibição vai afectar milhões de crianças e adolescentes que necessitam de obter permissão dos seus pais para usar os serviços de Internet. E não será apenas para abrir um perfil em redes sociais, mas também para utilizar os serviços, tais como e-mail e aplicações de download.
Por enquanto, é apenas uma proposta que está em cima da mesa que poderá muito bem a ser aplicada brevemente. Como referido, além do Facebook esta medida poderá ser aplicada a outros serviços online como é o caso do Instagram ou Snapchat.
Na maior parte das vezes os pais estão a trabalhar e acabam ficando alheios ao que os filhos estão expostos aquando do uso das redes sociais por isso proponho um desafio aos encarregados de educação para terem uma ideia de como os filhos têm feito uso das redes sociais: Cheguem a casa e na frente deles peçam para que desbloqueiem os aparelhos e surpreendam-se com os conteúdos. Antes que alguém questione a privacidade dos mesmos deixem-me adiantar que enquanto os amarem e quiserem o melhor para eles não existe privacidade enquanto estiverem sob sua alçada e forem menores!
Até já com mais novidades!