O Facebook assinala o “Dia Mundial da Prevenção do Suicídio“, 10 de Setembro, e lança a campanha de prevenção do suicídio ao informar as pessoas sobre as ferramentas e os recursos que desenvolveu para quem possa estar em risco.
Ao longo do mês Setembro, o Facebook vai alertar as pessoas com informações sobre grupos de apoio e ferramentas de prevenção de suicídio, através de anúncios no Feed de Notícias. Também está disponível uma nova secção do Centro de Segurança, com recursos adicionais sobre prevenção de suicídios e bem-estar online.
O objectivo é informar os utilizadores sobre as ferramentas e recursos de apoio que a rede social desenvolveu.
As pessoas podem aceder a ferramentas para resolver conflitos online, ajudar um amigo que está a expressar pensamentos suicidas ou obter recursos se estiverem a passar por um momento difícil.
É uma ação interessante porque muita gente manifesta seus sentimentos (inclusive negativos) em redes sociais, e um usuário que notar repetidos posts de sofrimento vindos de alguém pode evitar que algo de pior aconteça.
A nova campanha do Facebook não é o único projecto da rede social para combater o suicídio. Em Março, o site começou a utilizar a tecnologia para detectar padrões problemáticos nos comentários das pessoas e enviar mensagens com informação sobre organizações de apoio.