O Facebook decidiu lançar um forte ataque à Apple após esta ter anunciado uma mudança de privacidade que, segundo a rede social, irá colocar em causa muitos dos pequenos negócios, bem como mata aplicações que, até agora, têm se mantido de acesso grátis.
A empresa criada por Mark Zuckerberg alega que uma nova actualização na loja de apps da Apple que visa trazer maior transparência aos dados recolhidos poderá vir a “matar pequenas empresas”. O CEO da Apple diz que empresa só está a passar o poder de escolha aos utilizadores.
O ataque à Apple tem sido feito inclusive através dos meios de comunicação social. O maior grupo de redes sociais do mundo veiculou anúncios nos principais jornais norte-americanos a criticar os planos da Apple, que na prática limitarão a capacidade de as aplicações reunirem dados dos smartphones dos utilizadores que depois costumam ser utilizados para conteúdos publicitários personalizados.
Além disso, já esta semana ficou disponível na App Store uma descrição de cada app com todo o tipo de dados que cada aplicação procura obter de utilizador discriminados – no caso do Facebook é uma lista imensa.
“Acreditamos que se trata de uma simples questão de defender os nossos utilizadores. Devem saber quando os seus dados estão a ser coletados e partilhados com outros aplicativos e sites – e devem ter a opção de permitir isso ou não”, disse a Apple em comunicado.