O Facebook, anunciou o lançamento da sua plataforma Marketplace para mais 37 países e territórios na África Subsaariana. A plataforma está actualmente disponível na África do Sul, Etiópia, Quénia e Nigéria.
O Facebook Marketplace é um destino conveniente para usuários da rede social, onde podem encontrar, comprar e vender itens de outras pessoas nas suas comunidades locais, simplesmente clicando no ícone do Marketplace ou visitar o site para navegar e pesquisar itens ou filtrar por distância ou categoria.
“Como os efeitos da pandemia COVID-19 continuam a impactar pessoas e empresas, a expansão do Marketplace proporcionará a mais pessoas um destino conveniente onde podem descobrir novos produtos, comprar o que desejam ou encontrar compradores para o que desejam vender.“
“Listar um item à venda é tão fácil quanto navegar por um no Marketplace”, disse o Facebook em um comunicado.
“Os vendedores podem partilhar a foto de um item, inserir o nome do produto, a descrição e o preço, confirmar a localização e selecionar uma categoria. Eles também podem optar por postar as suas listas nos Grupos de Compra e Venda do Facebook. Os compradores interessados encontrarão o item que procuram e enviarão mensagens aos vendedores directamente pelo Messenger. Eles podem decidir sobre o método de pagamento de acordo com as suas próprias preferências.”
Dicas para comprar e vender com responsabilidade no Facebook Marketplace:
- Política Comercial
Os itens, produtos ou serviços vendidos no Facebook devem estar em conformidade com os Padrões da Comunidade, bem como com as Políticas Comerciais. Os vendedores são responsáveis por cumprir todas as leis e regulamentos aplicáveis.
- Escolha o seu método de pagamento preferido
Compradores e vendedores podem oferecer ou aceitar pagamentos em dinheiro na entrega (COD) ou pessoa a pessoa (P2P). Se você optar por pagar electronicamente por meio de transferência bancária ou soluções de ordem de pagamento.
- Reunião Pessoal
Se você estiver a conhecer alguém pessoalmente, o Facebook recomenda organizar a sua reunião em uma área pública e bem iluminada. Se você decidir se encontrar na casa de alguém, considere trazer outra pessoa com você ou partilhar o seu plano de reunião com amigos ou familiares.
O Facebook aconselha todos os compradores e vendedores a seguir as directrizes locais para se manterem seguros e ajudar a prevenir a disseminação do coronavírus. Compradores e vendedores podem encontrar dicas sobre como usar o Marketplace de maneira responsável e acessar a Central de Ajuda para obter mais informações.
Agora, com esta expansão mais recente, o Facebook Marketplace está disponível para usuários em Benin, Botsuana, Burkina Faso, Burundi, Cabo Verde, República Centro-Africana, Comores, República Democrática do Congo, Djibouti, Eritreia, Eswatini, Guiné Equatorial, Guiné, Guiné -Bissau, Gabão, Gâmbia, Gana, Libéria, Lesoto, Malawi, Mali, Mauritânia, Maurícias, Namíbia, Níger, República do Congo, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Somália, Sudão do Sul, Tanzânia, Togo , Uganda, Saara Ocidental e Zimbábue.