O Facebook parece que continua a cumprir a sua missão de conectar as pessoas, levando assim a Internet até aos mais necessitados, um exemplo vivo temos o projecto Free Basics que já chegou em Angola, a empresa prometeu ainda providenciar Internet via satélite para África, e drones para dar acesso a Internet aos utilizadores em locais remotos.
Mas agora o Faceebook lancou um novo projecto, a nova iniciativa da empresa se chama OpenCellular, uma plataforma open source (código aberto) de hardware e software que se propõe a distribuir Internet móvel e barata para áreas remotas.
Segundo o engenheiro Kashif Ali do Facebook. “A infraestrutura celular tradicional pode ser bem cara, tornando difícil para as operadoras disponibilizá-las em todos os lugares e para pequenas organizações e indivíduos resolver os desafios da conectividade hiper localizada”. Portanto a ideia é que o OpenCellular possa ser um substituto para as antenas de telefonia (que são vendidas a um preço elevado) necessárias para manter uma rede celular. O dispositivo de pequeno porte pode ser acoplado em árvores ou postes de luz para “suportar uma gama de opções de comunicação, desde uma rede em uma caixa a um ponto de acesso Wi-Fi, suportando tudo desde o 2G até o LTE (4G)”.
Mark Zuckerberg (CEO do Facebook) explicou ainda que o sistema foi projectado para estar aberto a todos, desde operadoras de telecomunicações, passando por pesquisadores e chegando até nos empreendedores. A ideia é que um dispositivo possa suportar até 1,5 mil pessoas em até 10 Km de distância.
Gostou mais desta iniciativa do Facebook?