O Facebook está a oferecer centenas de milhares de dólares às editoras de música para que os utilizadores da rede social possam incluir músicas legalmente nos vídeos que publicam.
As editoras e os detentores do direitos de músicas têm estado a negociar com o Facebook durante vários meses de forma a encontrarem uma solução para esta questão. A empresa liderada por Mark Zuckerberg tem prometido que vai criar um sistema que identifique as músicas que não respeitem os direitos de autor.
A decisão surge depois de ter havido uma explosão de publicações e visualizações de vídeos no Facebook.
Muitos utilizadores estão agora a usar com frequência imagens e músicas cujos direitos de utilização não estão garantidos pela rede social. O que leva a que muitos detentores dos direitos possam exigir ao Facebook que retire as publicações em questão.
As informações surgem logo após a rede social lançar nos Estados Unidos o Watch, sua plataforma de vídeos integrada ao Facebook. A plataforma foi lançada nos Estados Unidos, mas ainda possui pouco conteúdo, e usuários comuns ainda não podem publicar produções no serviço.
O acordo pode demorar dois anos até estar concluída, o que é um período considerado demasiado longo, segundo fontes ligadas ao processo.