Facebook anuncia nova ferramenta de privacidade

3050

O Facebook anunciou uma nova ferramenta de privacidade que permite, desde esta terça-feira, ver e controlar a informação que algumas aplicações e sites partilham com a gigante tecnológica para melhorar anúncios direcionados.

Na verdade, o usuário terá o poder de decidir se empresas ou terceiros podem ter acesso aos seus dados pessoais e registros de navegação dentro da plataforma. A medida, prometida pela empresa desde maio de 2018, é uma resposta ao escândalo Cambridge Analytica na última eleição presidencial norte-americana.

Os usuários terão que procurar proativamente o novo recurso nas suas configurações, onde verão uma lista de empresas e sites que partilharam dados com o Facebook. Os usuários então têm duas opções principais:

  • Limpar todos os dados de navegação da sua conta, o que significa que não será mais usado para segmentação de anúncios;
  • Dizer ao Facebook para parar de vincular esses dados à sua conta no futuro. Os usuários podem fazer isso de forma holística, o que significa que nenhum dado de navegação será vinculado a partir de qualquer aplicativo ou site, ou impedir o pareamento de dados para aplicativos e sites específicos.
Para activar a funcionalidade será preciso ir ao menu definições e encontrar um separador chamado ‘Actividade Fora do Facebook‘. Há vários passos e implica ler muitas coisas para chegar a esta ferramenta. É possível que muitas pessoas acabem por não activá-la porque requer muito trabalho.

O recurso, que segundo o Facebook demorou mais que o esperado devido a obstáculos técnicos, tem limitações. Aqueles que usam o recurso de login do Facebook para entrar em aplicativos externos, por exemplo, não podem separar os dados coletados daquele aplicativo de seus perfis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui