EUA vai apoiar transformação digital no continente africano

1369

O Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, lançou recentemente uma nova iniciativa, visando à transformação digital em África.

Trata-se de uma ação destinada a apoiar os empresários ou proprietários de pequenas empresas a participarem na economia global através do acesso facilitado à internet.

“Estou a trabalhar com o Congresso para investirmos 350 milhões de dólares para garantir que mais pessoas em toda a África possam participar na economia digital”, disse.

Falando em Washington, durante o Fórum de Negócios EUA-América, Biden explicou que a nova medida inclui, entre outros aspetos, uma colaboração entre a Microsoft e Viasat para levar acesso à internet a 5 milhões de africanos.

Na ocasião, empresários do sector privado de mais de 300 empresas americanas e africanas reuniram-se com os chefes de delegação para catalisar investimentos em áreas críticas, incluindo saúde, infraestruturas, energia, agronegócio e digital.

Joe Biden falou de várias iniciativas nas quais o seu país está envolvido visando reforçar a parceria com a África, entre elas o facto de os EUA terem disponibilizado 231 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.

“Também avançamos no nosso compromisso de fortalecer a segurança alimentar, incluindo a expansão do programa ‘Feed The Future’, que visa a parcerias com oito países africanos”, disse.

Saliente-se que na 27° Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, realizada na cidade egípcia de Sharm El Sheikh, os EUA anunciaram a disponibilização de 150 milhões de dólares para apoiar a adaptação em África.

MAIS: Moçambique vai aderir ao programa de aceleração digital da Microsoft

“Trata-se de um adiantamento do meu compromisso de fornecer 3 mil milhões de dólares anualmente para os esforços globais de adaptação até 2024”, vincou.

Num longo discurso, o Presidente dos EUA reiterou que o sue país está empenhado em apoiar todos os aspetos do crescimento inclusivo de África e criar o melhor ambiente possível para o envolvimento comercial sustentado entre em empresas africanas e americanas.

Ainda sobre o fórum de negócios, Joe Biden disse que estimou um potencial de mais de 15 mil milhões em novos negócios, que transformarão, elevarão e melhorarão a vida de pessoas em todo o continente africano.

“São investimentos de longo prazo que vão trazer benefícios reais para as pessoas, criar novos empregos bem remunerados, inclusive aqui nos Estados Unidos, e expandir as oportunidades para todos os nossos países nos próximos anos”, afirmou.

O Presidente Joe Biden fez também referência à zona de livre comércio continental africana, frisando que ela possibilitará às empresas americanas o acesso a 1,3 bilião de pessoas e um mercado avaliado em 3,4 triliões de dólares.

Joe Biden enfatizou o facto de, desde o início da sua administração, o Millennium Challenge Corporation (MCC) ter anunciado investimentos de quase 1,2 mil milhões de dólares em África.

“Esperamos que o MCC comprometa 2,5 mil milhões de dólares adicionais em toda a África nos próximos três anos, apoiando tudo, desde agricultura ao transporte e acesso à energia renovável”, estimou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui