Menos Fios

EUA oferece recompensa de 10 milhões de dólares a quem tiver informações sobre os hackers do grupo DarkSide

O Departamento de Estado dos EUA anunciou nesse último final-de-semana que há uma recompensa de até 5 milhões de dólares para quem tenha informação que leve à captura e/ou condenação em qualquer país de indivíduos que participaram ou tentaram participar nas atividades do grupo DarkSide.

As noticias dão conta que o DarkSide seja o responsável por um dos incidentes que abalou o panorama da cibersegurança este ano, com um ataque de ransomware contra empresa norte-americana Colonial Pipeline. Embora que a investigação do caso continua aberta e, depois de reaverem parte do resgate pago no ataque, os Estados Unidos querem identificar quem são os líderes do grupo facção criminosa cibernética, e onde se acredita ter origem russa.

MAIS: Grupo que hackeou a SolarWinds ataca mais empresas dos EUA

Tendo isso como base, o Departamento de Estado dos EUA anunciou que vai oferecer uma recompensa de até 10 milhões de dólares a quem tiver informação que possa conduzir à identificação ou localização dos indivíduos que assumem uma posição de liderança no grupo DarkSide.

Há também ainda uma outra recompensa de até 5 milhões de dólares para quem tenha informação que leve à captura e/ou condenação em qualquer país de indivíduos que participaram ou tentaram participar nas atividades do grupo.

Na noticia que dava conta da recompensa por qualquer informação dos criminosos, os Estados Unidos informam que com essa medida pretendem “demonstrar o seu compromisso de proteção das vítimas de ransomware pelo mundo”, pode se ler no comunicado.

De informar ainda, que em julho, o Departamento de Estado dos EUA já tinha oferecido uma recompensa de até 10 milhões de dólares por informação que levasse à identificação ou localização de qualquer indivíduo que agisse sob a direção de um governo estrangeiro e que tivesse participado em atividades cibercriminosas contra infraestruturas críticas dos Estados Unidos, reporta a Reuters.

Exit mobile version