Um projeto tecnológico inovador vocacionado para o diagnóstico de doenças, como a malária, denominado “Sistema Detetor de Malária não Invasivo”, foi apresentado recentemente durante a exposição do Angotic 2023, o principal fórum internacional de tecnologias, comunicações e inovação.
A demonstração do mecanismo tecnológico é da responsabilidade dos estudantes do Instituto de Telecomunicações (ITEL), que utiliza uma tecnologia capaz de detetar mudanças nos glóbulos vermelhos de um paciente, permitindo fazer um rápido diagnóstico sobre o estado do mesmo. Ou seja, quando os glóbulos vermelhos são atacados pela malária, explica, a forma, a cor e a sua concentração no sangue muda. Uma vez detetada essa mudança no estado dos glóbulos, o aparelho transmite, em dois minutos, um sinal ao aplicativo agregado a si, reportando a presença de malária sem precisar tirar uma amostra de sangue.
MAIS: Efetivos da Polícia Nacional capacitados em matérias de telecomunicações e tecnologia
No entanto, no decorrer do evento, além de exposições de inovações tecnológicas, houve também conferências de imprensas, mostrando mais uma vez que a capital angolana volta, deste modo, a ser palco do maior evento internacional de tecnologias, comunicações e inovação, dois anos depois, parado, devido à pandemia da Covid-19.
O Angotic -Angola ICT Fórum é uma combinação de fórum e exposição global de tecnologia de informação e comunicação, dedicado a acelerar a transformação digital empresarial de Angola e de África, criação do mercado único digital, bem como promover o networking da comunidade tecnológica internacional.
O certame atrai anualmente especialistas em tecnologias, líderes empresariais e estudantes, facilitando a partilha de conhecimentos e a realização de negócios entre entidades públicas e privadas, além de premiação.