Menos Fios

Estudantes do ITEL criam aplicação tecnológica que corrige provas sem intervenção humana

Um grupo de estudantes do Instituto de Telecomunicações (ITEL) criou uma aplicação tecnológica que permite a criação de testes personalizados e a realização de correções automáticas, sem a necessidade de intervenção humana.

Quando um candidato inicia a prova, o sistema gera folha de exame personalizada com questões únicas e os dados do candidato (nome, número de processo, código, etc.). Isso ajuda a garantir a individualidade das provas. Após a realização do teste pelos candidatos (ou estudantes), as respostas são submetidas ao sistema, que as compara com as respostas corretas esperadas e realiza a correção automática. Após o processo de validação das respostas, as notas dos candidatos são calculadas, registadas pelo sistema e disponibilizada de imediato,” disse o coordenador do Curso de Informática da instituição, Manuel Paulo Tumba.

MAIS: MINTTICS e Huawei formam jovens em telecomunicações e tecnologias de informação

Segundo ainda o docente, a inovação tecnológica funciona através de um conjunto de tecnologias, algoritmos e conta com um banco de dados de questões previamente definidas, com as respetivas respostas corretas.

Ainda sobre o projeto, nele os utilizadores podem selecionar critérios específicos, como tema, nível de dificuldade e número de questões, para gerar um teste único.

De informar ainda que a aplicação pode ser utilizada tanto em instituições de ensino básico quanto em instituições de ensino superior. Ela também pode ser aplicada em programas de treinamento profissional, cursos de capacitação, teste de seleção para um processo de candidatura e avaliação de habilidades em diferentes sectores.

Exit mobile version