Mais de 30 estudantes de várias instituições de Ensino Superior concluiram a construção de 10 picossatélites, na 3ª edição do curso de desenho, construção e lançamento de pequenos satélites (CANSAT).
Organizado pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), a formação decorreu no Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação da UNILUANDA, onde foi enquadrada no âmbito do curso de desenho, e os formandos foram munidos de conhecimentos sobre as funções, arquitetura e integração de subsistemas que compõem um satélite, dando a possibilidade do envolvimento da academia nacional em projetos relacionados à ciência e tecnologia aeroespacial.
MAIS: Governo vai capacitar quadros sobre conhecimento na área espacial
O ciclo de treinamento organizado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) e orientado por especialistas do GGPEN, com a duração de quatro semanas, para proporcionar a primeira experiência prática em projetos aeroespaciais aos estudantes.
De informar que o lançamento e operacionalização dos dez Cansats construídos ocorrerá, no próximo dia 13 de junho, na Comuna de Cabo Ledo, com o apoio da Força Aérea Nacional, no âmbito do ANGOTIC 2023, sublinha a nota de imprensa.