A Estónia quer partilhar a sua experiência na governação eletrónica com Angola, segundo o Presidente do país, Alar Karis, falando no Seminário Executivo Sobre Governo Digital, organizado pelo Instituto de Modernização Administrativa (IMA).
“Desde a nossa independência a governação eletrónica ajudou-nos a desenvolver e a reforçar cada vez mais a nossa economia e também permitiu a criação de empregos, assim como parcerias público-privadas”, disse o Presidente em conferência de imprensa conjunta com o Presidente da República, João Lourenço.
No seu discurso, Alar Karis, convidou as autoridades angolanas a colher experiências sobre o processo da digitalização implementado naquele país do Norte da Europa.
MAIS: Digitalização da Administração Pública é um “caminho irreversível”
De informar que a Estónia está a ajudar Angola em matérias de economia azul e tecnologia verde –para proteção dos oceanos –, no âmbito de cooperação entre os dois países, segundo o embaixador daquele país para África, Daniel Schaer.
A Estónia é um dos principais países que apoia a transição digital em Angola, afirmando que a mesma vai reduzir o tempo e o custo ao cidadão, prestando somente o serviço que se considere necessário, além de agregar valor e, acima de tudo, assegurar que o cidadão encontre um serviço seguro e coeso.