Menos Fios

Estado de Emergência é declarado em Israel após massivo ataque cibernético

Diversos sites do governo israelense caíram nessa segunda-feira, após um ciberataques realizado em larga escala. Uma fonte do estabelecimento de defesa afirma, que este é o maior ataque cibernético já realizado contra Israel. Eles acreditam que um actor estatal ou grande organização está a realizar o ataque, mas ainda não podem determinar quem está por trás dele.

Os sites dos ministérios do interior, saúde, justiça e bem-estar foram retirados do ar, assim como o do Gabinete do Primeiro-Ministro. Fontes do sector de segurança cibernética dizem que a operação foi um ataque de negação de serviço distribuído em larga escala (também conhecido como DDos).

Com o ataque, a Direção Nacional Cibernética e o estabelecimento de defesa, declararam estado de emergência para estudar a extensão dos danos, enquanto verificam sites estratégicos israelenses e infraestrutura do governo, como empresas de eletricidade e água de Israel, para ver se também foram atacados.

MAIS: Samsung e Nvidia alvos de ataque informático. Hackers querem mineração de criptomoedas facilitada

O estabelecimento de defesa alega que o ataque atingiu sites que usam o domínio “.GOV.IL”, usado em todos os sites do governo, exceto os relacionados à defesa. Outro site que usa esse domínio é o banco de dados do governo. Apesar disso, alguns dos sites ainda podem ser acessados ​​via smartphone.

Após o ataque, o ministro das Comunicações, Yoaz Hendel, convocou uma reunião com funcionários do Ministério das Comunicações. As empresas de telecomunicações têm trabalhado para colocar os sites derrubados online novamente e o serviço está sendo restabelecido gradualmente. Alguns sites inclusive já tiveram seu acesso restaurado nessa tarde.

A Direção Nacional Cibernética disse: “Nas últimas horas, foi identificado um ataque de negação de serviço contra um provedor de comunicações. Como resultado, o acesso a vários sites, entre eles sites governamentais, foi bloqueado por um curto período. agora, todos os sites estão operacionais.”

Exit mobile version