Decorreu no último final-de-semana a Conferência Anual de Pagamento e Faturação Digital, sobre o lema “Angola e a Nova Economia, o conclave será marcado pela realização de estudos de casos reais impactantes, oportunidades de investimento para startups e sessões de networking”, onde vários especialistas debateram sobre a regulação de preços dos combustíveis e o impacto nas plataformas digitais de mobilidade, bem como o contributo da economia compartilhada na alavancagem da agricultura.
Um dos destaques do evento foi a mesa-redonda “Economia Compartilhada e o seu Impacto nos Pagamentos Digitais”, com intervenções de Haymée Perez Coglé (Director do Founder Institute Luanda), Vãnia Frederico (Diretora Executiva da ATO Internacional no Sistema) e Emersom Paim (CEO da KUBINGA), onde falaram sobre o modelo económico em que os ativos e serviços são compartilhados entre particulares, muitas vezes facilitados por plataformas digitais.
Os especialistas mostraram ainda como esse fenómeno tem transformado vários setores, desde transporte, hospedagem, trabalho freelancer e muito mais. Em vez de possuir ativos, como carros ou imóveis, as pessoas podem compartilhá-los temporariamente com outros usuários, muitas vezes através de plataformas online.
Para o promotor do certame, Justo Eliseu, a Conferência “servirá para uma abordagem exaustiva sobre a maneira pela qual esses fatores estão a influenciar a adoção da economia compartilhada no contexto angolano“.
O evento contou com a participação de preletores nacionais e internacionais que, além de sessões técnicas, tiveram encontros multilaterais para captação de investimentos (pitch) por parte de startups angolanas.