O Executivo Angolano deve transformar o sistema administrativo nacional electrónico em nação digital, segundo a especialista portuguesa em transformação digital da administração pública, Anabela Pedrosa.
A também investigadora e que falava na Conferência Internacional sobre a Transição Digital na Administração Pública, discursando sobre o tema “A Construção da Administração Pública do Futuro, Desafios, Transição e Governação“, frisou que a nação digital é importante porque toca todos os aspectos da sociedade.
Anabela Pedrosa reiterou que o caminho que a administração pública angolana deve seguir é a transição digital porque olha para a economia, a saúde, a política, a justiça de forma coesa e integrada.
MAIS: Especialistas estrangeiros apoiam transição digital da Administração Pública em Angola
Ainda na sua intervenção no evento, sublinhou que é preciso que o funcionário público ganhe uma nova consciência do que se tem e do se pode fazer.
“É necessário ter melhores serviços dentro da administração e depois sim digitalizar a própria administração”, disse.
Por fim, a especialista sublinhou que na transição digital a administração deixa de estar a espera que o cidadão venha até ela, mas é a própria administração que vai até ao cidadão.