A equipe do MenosFios está sempre a tentar mostrar ao mundo os aspectos únicos da tecnologia em Angola. Por isso começamos com um ciclo de artigos especiais sobre temas “especiais” (permitam a repetição, por favor…).
Para começar, embarcamos numa autêntica odisseia e fomos ao conhecido “Mercado dos Congoleses (há quem diga que é “Congolenses“, nós ficamos na dúvida)” em Luanda, equipados com as nossas mochilas, portáteis, máquinas de filmar e fotográficas. Decidimos procurar os técnicos que lá trabalham. Segundo os rumores, eles resolvem qualquer problema relacionado com Hardware e Software de uma infinidade de dispositivos electrónicos e nós queríamos comprovar esse “zum zum zum“.
Para cumprir com o nosso propósito, começamos a nosso périplo pela “Loja E“, onde fomos bem recebidos pelo “Mestre 30” (sim, é mesmo esse o nome). Expusemos o nosso problema, mas naquele momento ele não tinha o material necessário e decidiu nos reencaminhar para outra loja. E foi assim que conhecemos a “Loja Nº 8“, onde encontramos 4 técnicos, ou melhor, Mestres.
- Mestre Lebo (937081933/915308222 )
- Mestre Gaspar (925771705 / 915322558)
- Mestre Alex (936679994)
- Mestre Morly (913704770 )
Para testar os técnicos, levamos os seguintes dispositivos:
- Um iPad 2
- Um iPhone 4
- Um Galaxy S3
Todos dispositivos tinham o mesmo problema, muito comum nos novos smartphones de todos nós, o ecrã partido. Escolhemos o dia mais calmo da semana, um domingo, mas ainda assim pudemos confirmar que a movimentação dentro do mercado era frenética. Ficamos aproximadamente 4 horas no mercado dos Congoleses, a ver os mestres a trabalhar, a filmar, a conversar com eles e com alguns clientes. Desde já agradecemos ao Mestre Lebo, o dono da loja nº8, e aos restantes mestres que permitiram que gravássemos a acção toda. Os técnicos trabalham com barulho constante, interrupções, pressão e será que conseguem cumprir o trabalho na perfeição? Quem quiser descobrir, terá de acompanhar a nossa série de 5 vídeos, começando hoje.
Abaixo ficam com o vídeo introdutório dessa série, em que ficamos a conhecer os mestres e as suas habilidades. Durante essa semana, até sexta feira, terão um vídeo por dia, a mostrar como os técnicos do Mercado dos Congoleses trabalham. Fiquem atentos.
GrandA cena…